segunda-feira, 14 de abril de 2008

Shell Portugal quer atingir em dois anos quota de 25% no mercado dos lubrificantes em Portugal


A Shell Portugal quer conquistar uma quota de 25 por cento no mercado português de lubrificantes até 2010, ultrapassando a BP, afirmou hoje o administrador da empresa Rui Cavaleiro.

Actualmente com uma quota de 20 por cento do mercado, a Shell Portugal quer passar a vender mais 2 a 2,5 milhões de litros de lubrificantes este ano, com o objectivo de alcançar uma quota de 25 por cento em 2010.

Actualmente, a Shell Portugal é a terceira empresa em Portugal em termos de vendas, a seguir à Galp e à BP, mas quer tornar-se a primeira empresa internacional de lubrificantes em Portugal, ultrapassando a BP.

O ano passado, a Shell Portugal teve uma facturação de 60 milhões de euros, o que significou uma duplicação do montante obtido em 2006 devido não só à consolidação do negócio dos lubrificantes, mas também ao relançamento do cartão EuroShell.

Em 2007, a Shell vendeu 19 milhões de litros de lubrificantes, num mercado que vale cerca de 100 milhões de litros, tendo as vendas atingido os 27 milhões de euros.

Actualmente, um em cada cinco consumidores portugueses de lubrificantes são clientes Shell, a empresa quer que, em 2010, ano da comemoração do seu centenário, um em cada quatro seja cliente da Shell.

Para isso, a Shell tem dois projectos a nível global, que vão também ser desenvolvidos em Portugal: a uniformização de todas as embalagens de lubrificantes com capacidade inferior a 7 litros, de modo a simplificar a comunicação e permitir a identificação do produto em todo o mundo.

O investimento global neste projecto será de 65 milhões de euros, dos quais 350 mil euros em Portugal, esperando-se que as novas embalagens estejam no mercado dentro de 1 a 2 anos.

O outro projecto através do qual a Shell pretende conquistar clientes é através da renovação da gama de lubrificantes Shell Rimuda, num investimento global de 70 milhões de euros, dos quais 170 mil euros em Portugal.

A renovação da gama Shell Rimula visa fornecer um portfólio de produtos inovadores para os motores dos veículos pesados, através da melhoria dos produtos já existentes, do lançamento de dois novos lubrificantes e da modernização de embalagens e rótulos (Fonte: RTP, 2008-04-08).

Nenhum comentário: