quarta-feira, 30 de abril de 2008

Angola: BPI negoceia venda de 49% do BFA à Sonangol

O presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, confirmou hoje que o grupo está a negociar a venda de 49 por cento do Banco de Fomento Angola à petrolífera Sonangol. "O banco tem estado a conversar com a Sonangol a cedência de 49 por cento [do BFA], mas não há ainda nenhum acordo", disse Fernando Ulrich no Porto, na apresentação dos resultados do primeiro trimestre do BPI.

O administrador escusou-se a revelar quanto vale a participação que será vendida à Sonangol, mas admitiu mudanças na estrutura de gestão em consequência da entrada do novo accionista.
O BFA, detido na totalidade pelo BPI, é o único banco comercial a operar em Angola com capital 100 por cento estrangeiro.

Com uma quota de mercado de 24 por cento, o BFA é o maior banco angolano em volume de crédito, ocupando o segundo lugar nos depósitos, com 20 por cento de quota.

O lucro do BFA cresceu nos últimos 12 meses 45,6 por cento, fixando-se em 24,2 milhões de euros.

O BFA tem 86 balcões de retalho e 11 centros de investimentos e de empresas, número que cresceu 20 por centro relativamente a Março de 2007.

Fernando Ulrich referiu que a expansão da rede em Angola "é para continuar ao longo dos próximos anos" (Fonte: RTP, 2008-04-22).

Nenhum comentário: