A empresa do Qatar Venessia Petroleum vai efectuar o estudo de concepção e de engenharia de um projecto para construir um oleoduto do porto moçambicano da Beira para o Malawi, de acordo com a mais recente edição da revista Engineering News.
Em 2006 foi assinado um acordo entre o governo do Malawi e o grupo Venessia para desenvolver o sector de energia do Malawi e construir depósitos de combustível e o oleoduto.
O pré-estudo de viabilidade económica do oleduto já está concluído e o ministro da Energia do Malawi, Ted Kalebe, informou que o governo recebeu garantias de que o estudo de engenharia ficará concluído antes este ano.
O oleoduto ligará o porto da Beira a Nsanje, no sul do Malawi, onde serão construídos os depósitos de combustível.
O grupo Venessia comprometeu-se em investir 150 milhões de dólares neste projecto mas o acordo obriga a que o Malawi assine contratos para adquirir petróleo do Qatar.
Actualmente, a maior parte do combustível utilizado no Malawi segue de camião da Beira ou de Dar es Salaam pelo que o transporte em oleoduto permitiria às autoridades do Malawi reduzir os preços dos combustíveis.
De acordo com os planos da Venessia, os depósitos a construir em Nsanje garantiriam ao Malawi 90 dias de consumo contra os actuais 15 dias (Fonte: Macauhub, 2009-02-11).
Nenhum comentário:
Postar um comentário