Especialistas noruegueses em engenheira de petróleo da Universidade de Trondheim chegam ao país, em Agosto próximo, para acções de formação profissional a técnicos angolanos, no âmbito das relações de cooperação entre ambos os países.
A informação foi avançada quinta-feira pelo embaixador norueguês em Angola, Jon Vea, em declarações à Angop, explicando que o acto resulta da parceria existente entre a Universidade Agostinho Neto (UAN) e o Governo da Noruega.
Segundo Jon Vea, o seu país corresponde, assim, as dificuldades que Angola atravessa actualmente e para os desafios do futuro no sector. “Angola vai precisar de centenas de engenheiros na área petrolífera no âmbito do desenvolvimento do seu potencial energético e a Noruega com uma vasta experiência pode ajudar a obter um maior desenvolvimento, do qual muito depende o seu crescimento económico”.
Segundo o diplomata, Angola, para criar uma economia diversificada, necessita de pessoas competentes, o que torna relevante uma cooperação com a experiente área universitária da Noruega.
“Temos (Noruega) uma vasta competência a nível mundial. Angola só tem imensas vantagens aprendendo com os nossos técnicos e a nossa experiência”, sublinhou Jon Vea. A presença norueguesa no sector petrolífero angolano está corporizada por duas empresas do ramo, nomeadamente Statoil e Norsk Hydro, dedicando-se na exploração do crude em águas profundas (Fonte: Portal Angop, 2009-06-12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário