quinta-feira, 16 de abril de 2009

Brasil e Rússia aproveitam cortes da Opep e elevam exportação de petróleo


Em busca de preços mais favoráveis para o petróleo, os países da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) cortaram boa parte de sua produção. Todavia, o esforço pode ter sido anulado pelo aumento das exportações de outros países, como Brasil e Rússia.

Dados do Departamento de Energia dos EUA sobre o mês de janeiro mostram que os membros da Opep diminuíram suas vendas à principal economia mundial em cerca de 800 mil barris por dia, redução em cerca de 14% frente ao exportado um ano antes.


Em choque


Ao mesmo tempo, as exportações brasileiras de petróleo aos Estados Unidos mais do que dobraram, atingindo cerca de 400 mil barris diários. De forma semelhante, as exportações da Rússia para o mercado norte-americano aproximaram-se da marca de 160 mil barris diários.
Embora seja uma das principais produtores globais de petróleo, a Rússia não faz parte da Opep, que congrega países como a Venezuela, o Irã e a Arábia Saudita. Todavia, havia a expectativa entre os membros da organização por uma ação coordenada de outros produtores de petróleo para a redução da oferta global da commodity (Fonte: Yahoo Noticias, 2009-04-14).

Nenhum comentário: