segunda-feira, 31 de março de 2008

Primeira petroleira capixaba pode atingir produção de até 150 barris/dia


O Espírito Santo já tem a primeira petroleira genuinamente capixaba. Nesta sexta-feira, dia 14 de março, a Cheim encontrou óleo no Campo Marginal de Rio Ipiranga, Campo onshore localizado no município de Linhares, no Norte do ES.

O processo
A intervenção de resultados positivos e animadores foi feita pela Cheim no poço BR 57, o único dos quatro poços do Campo com cabeça de produção. Foram feitos cortes em dois tampões de cimento, o primeiro a 150 metros a baixo da superfície e com quase 200 metros de espessura e o segundo tampão a 1,9 mil metros e 70 metros de grossura. Em seguida, feitas as operações de completação e pistoneio e, finalmente, a boa notícia...

Sucesso
“O poço tinha muita pressão, estava surgente, ou seja, nem precisou de bombeio para o óleo subir. Melhor do que a gente previa. Agora, nesta segunda-feira, dia 17 de março, começa a montagem da unidade para os testes de pressão, para que a empresas possa fazer o planejamento da produção. A expectativa é de atingir uma produção de até 150 barris/dia no pico de produção do poço”, revelou o gerente do projeto, o engenheiro José Carlos Chamon.

Visão empresarial
A sonda de perfuração será utilizada a partir desta segunda, dia 17 de março, no primeiro dos três poços arrasados do Rio Ipiranga. “Avaliamos que ainda temos grandes chances de boas respostas em outros dois poços, o terceiro é sorte. Para entrar em um negócio como este é preciso uma grande visão empresarial, e felizmente o presidente da Cheim Transporte, José Geraldo Cheim, é um visionário”, ressaltou Chamon.

A Cheim e o Rio Ipiranga
A Cheim trabalha para Petrobras na área de serviços e engenharia desde 1973 e acompanha, nesses 35 anos, a evolução da área de petróleo. O Campo sob sua concessão, o Rio Ipiranga, foi o segundo mais cobiçado em toda a Segunda Rodada de Licitações de Áreas Inativas com Acumulações Marginais da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, realizada no dia 29 de julho de 2006. Para arrematá-lo a empresa ofereceu um bônus de R$ 611 mil, e um PTI (Programa de Trabalho Inicial) igual a 266 pontos (mais de R$ 2,6 milhões).

Ofertas
Além da Cheim, fizeram ofertas para o Rio Ipiranga: Egesa Engenharia S/A, Proen Projetos Engenharia Comércio e Montagens Ltda, Engespro Engenharia Ltda, Ambitec Ltda, Vitória Ambiental Engenharia e Tecnologia S/A, Engepet Empresa de Engenharia de Petróleo Ltda.(50%)* e Perícia Engenharia e Construção Ltda, Líder Construções e Instalações Ltda, Koch Petróleo do Brasil Ltda.

A sonda
Para iniciar os trabalhos de perfuração de seus poços, a Cheim precisou esperar uma sonda conseguida por meio de um consórcio coordenado pela Associação das Empresas Produtoras de Petróleo e Gás Natural Campos Marginais do Brasil – APPOM. O equipamento passou por Campos entre os Estados da Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte até chegar no Espírito Santo. Em terras capixabas, foi, antes de ir para a Cheim, a unidade de trabalho da Koch, no Campo Marginal Crejoá (Fonte: Rede de Notícias, 2008-03-14).

Nenhum comentário: