terça-feira, 4 de março de 2008

Em Angola, estaleiros petrolíferos faturam 800 milhões de dólares em 2007


Os estaleiros localizados nas diversas regiões do país facturaram 800 milhões de dólares durante o ano passado com a fabricação de equipamentos locais.


Os meios estão a ser usados em diferentes plataformas em offshore angolano. O dado foi avançado na segunda-feira, em Luanda, pelo administrador da Sonangol E.P, Syanga Abílio, na conferência de imprensa enquadrada no 32º aniversário da companhia de combustíveis de Angola.


Além do fabrico local dos equipamentos, as companhias investiram na formação de 100 técnicos que beneficiaram de capacitação. Syanga Abílio enfatizou o papel do Centro de Apoio Empresarial (CAE), que tem ajudado as empresas nacionais a fornecerem bens à indústria petrolífera, além da capacitação de empresários angolanos.“Temos estado a acompanhar o processo de angolanização no sector petrolífero”, realça o administrador da companhia, perante o presidente do Conselho de Administração da companhia, Manuel Vicente. Segundo o gestor, o Programa de Desenvolvimento da Participação Nacional (PDPN) encontra-se em andamento.


Dados disponíveis apontam que serão investidos cerca de 60 mil milhões de dólares, nos próximos anos. Sobre os combustíveis, o administrador da Sonangol Distribuidora, Carlos Veloso, referiu que, no ano passado, se distribuíram 2.5 milhões de toneladas métricas de combustíveis. Para o corrente ano, a empresa subsidiária da Sonangol prevê elevar a distribuição para 2.8 milhões de toneladas métricas de diferentes derivados. “Nós não temos a falta de gás e não importamos o produto, porque é nacional”, disse o responsável, para quem a empresa se depara com o problema de redistribuição de gás principalmente na capital do país. Carlos Veloso garantiu que a situação será melhorada já que se está a reorganizar os agentes de primeira e de segunda linha da cadeia de distribuição do gás de cozinha.


Para os próximos anos, a empresa vai utilizar vagões, cujo processo de aquisições de novos ainda está em curso. O objectivo é fazer-se comodamente a transportação dos combustíveis via ferroviária. Actualmente, a Sonangol Distribuidora possui 400 postos de abastecimento a nível do país. Para este ano, está prevista para a inauguração de mais 38 bombas de combustíveis, dos quais seis novos e três a reabilitar em Luanda. Até 2010, a previsão da Sonangol visa atingir mil postos de abastecimento em Angola (Fonte: Jornal de Angola).

Nenhum comentário: