segunda-feira, 31 de março de 2008

Angola fornecerá combustíveis à Zâmbia

A Zâmbia anunciou hoje que vai passar a recorrer a Angola e outros produtores de petróleo regionais para suprir as suas necessidades de combustíveis, diminuindo as suas compras a países do Médio Oriente. "O governo vai investir 150 milhões de dólares na aquisição de equipamento a usar no processamento de crude de Angola e outros fornecedores regionais", afirma o secretário de Estado zambiano para a Energia, Peter Mumba, em declarações na edição de hoje do diário estatal Times of Zambia.

O mesmo responsável afirma que a alteração de estratégia permitirá à Zâmbia reduzir o preço dos produtos petrolíferos, actualmente dos mais elevados da África Austral.

Mumba não referiu prazos para instalação do equipamento de refinação ou para o início da aquisição de crude angolano.

A refinaria zambiana, em Indeni, não tem actualmente capacidade para refinar o petróleo angolano, o que obriga à necessidade de modernização.

O anúncio surge na sequência da visita a Angola do presidente da Zâmbia, Levy Mwanawasa, na semana passada.

A energia foi um dos sectores que o chefe de Estado zambiano e o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, definiram como alvo para "fortalecimento das relações comerciais" (Fonte: RTP, 2008-03-27).

Nenhum comentário: