segunda-feira, 31 de março de 2008

Descoberto novo reservatório na Bacia de Santos "potencialmente positivo"


A descoberta de um novo reservatório de petróleo e gás na Bacia de Santos é "potencialmente positivo" para a Galp, mas o impacto só será conhecido depois de anunciadas as reservas em causa. O BPI estima que, se as reservas corresponderem a metade das estimadas no Tupi e Júpiter, poderá representar cerca de 1,50 euros por cada acção da petrolífera nacional.

A Petrobrás encontrou mais um reservatório de petróleo e gás abaixo da camada de sal na Bacia de Santos. Foi no bloco BM-S-8, ao sul das reservas gigantes de Tupi. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) recebeu a notificação no dia 6. A empresa informou que não fez comunicado ao mercado porque ainda não foram feitos testes de produção para avaliar o potencial da jazida, noticiou o "Estadão".

Os analistas do BPI consideram esta noticia "potencialmente positiva" para a Galp, que detém 14% do consórcio, "apesar do mercado ter vindo a construir expectativas" em torno destas operações. "A falta de um anuncio imediato, como no caso do Tupi e Júpiter, reduz as expectativas, também reforçadas pelo local" em questão. "Assumindo que o BM-S-8 tem metade do tamanho do Tupi e do Júpiter, com 50-50 de gás e petróleo, estimamos que possa valer cerca de 1,50 euros por cada acção da Galp", adiantam os analistas (Fonte: Jornal de Negócios, 2008-03-31).

Nenhum comentário: