segunda-feira, 31 de março de 2008

Angola criará estrutura para produção de combustíveis biodiesel

Angola possui 30 milhões de hectares de terra virgem com potencialidades hídricas e agro-ecológicas favoráveis a produção de biodiesel, a informação foi prestada recentemente em Luanda, pelo director nacional da Agricultura, Pecuária e Floresta, Domingos Nazaré.

A produção dos bio-combustíveis, segundo a fonte, pode acautelar alguns problemas ambientais resultantes do uso de combustíveis derivado de produtos minerais.O uso de biodiesel vai permitir preservar o meio ambiente, uma mais valia ao desenvolvimento sustentável, dado ao facto de anular a emissão das substâncias nocivas ao meio ambiente, contrariamente ao combustível de origem mineral. Domingos Nazaré informou que os combustíveis fósseis, como a gasolina e gasóleo produzem gases com efeito de estufa, contrariamente ao biodiesel. Porém, para a sua implementação, é necessário incrementar a produção de oleaginosas como girassol, amendoim, coco, gergelim, milho, dendêm, rícino, soja, moringa e outros produtos do campo.

Com a exploração de biodiesel em Angola, prevê-se que haja muitos novos postos de trabalho, assim como gerar rendimentos no meio rural respectivamente, re-velou. Na senda da implementação da produção dos biodiesel, segundo a fonte, está em curso a promoção, investigação e desenvolvimento de tecnologias agro-pecuárias, assim como indústrias compatíveis às cadeias produtivas oleaginosas destinadas à produção do biodiesel. Domingos Nazaré frisou que esta medida permite assegurar a produção interna, e criar mecanismo para escoar o excedente e posterior comercialização no mercado externo.

Angola, apesar de ser um país tradicionalmente produtor de petróleo, não pode estar parado. Por isso, o país deve primar pela inserção urgente no mundo dos combustíveis renováveis. Segundo a fonte, antes da implementação do projecto deve se promover a investigação e o desenvolvimento de tecnologias agro-pecuárias e industriais que sejam compatíveis a assegurar as cadeias produtivas oleaginosas destinadas a produção do biodiesel. Esta medida, visa sobretudo assegurar a produção contínua do biodiesel para o consumo interno e traçar metas para o aumento produtivo, para permitir a exportação do excedente.

O governo angolano, segundo o entrevistado, vai proceder brevemente a elaboração da regulamentação específica, a criação de um programa nacional, e definição de um pacote de incentivos, assim como o acesso ao crédito para os promotores de projectos de biodiesel. A implementação da estratégia dos biodiesel terá ainda o apoio dos ministérios do Urbanismo e Ambiente, Ciência e Tecnologia, Energia e Águas, Petróleos, Indústria, assim como universidades e empresas como a Sonangol (Fonte: Jornal de Angola, 2008-03-28).

Nenhum comentário: