quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sonangol fecha negócio com BCP


O BCP e a Sonangol chegaram finalmente a acordo e hoje Carlos Santos Ferreira irá anunciar, durante a conferência de imprensa de apresentação de resultados do primeiro trimestre, a entrada da petrolífera angolana no capital do seu banco em Angola.

Segundo avança o Diário Económico, os termos da parceria serão anunciados esta segunda-feira, bem como o calendário para a concretização do negócio. «Foi combinado entre as duas partes que os termos do acordo fossem comunicados segunda-feira [hoje], sendo que tudo deverá ficar concluído ainda durante o mês de Maio», precisou o mesmo responsável. Ou seja, o negócio será concretizado dentro de poucas semanas.

A Sonangol e o Banco Privado Atlântico, um banco que tem como principal accionista a petrolífera angolana, irão entrar no capital do Millennium Angola com 49,9% do capital. O BCP mantém os restantes 50,01%.

A parceria permitirá ao BCP respeitar as directrizes das autoridades angolanas, que exigem a entrada de parceiros locais no capital dos bancos estrangeiros a operar em Angola e, por outro lado, facilitará a expansão do banco português naquele país.

O BCP decidiu, ainda com Paulo Teixeira Pinto na presidência, alargar a sua intervenção em Angola, tendo transformado a sua sucursal num banco de direito local, depois de definir o país como uma prioridade da estratégia de internacionalização do BCP. Essa decisão ocorreu em simultâneo com a entrada da Sonangol no próprio BCP, de que a petrolífera já é um dos principais accionistas.

Embora não tenha sido comunicada oficialmente, a participação da Sonangol deve rondar actualmente os 7% (Fonte: Diário Digital, 2008-05-12).

Nenhum comentário: