quarta-feira, 14 de maio de 2008

BPI diz que descoberta da Eni em Angola pode ser "positiva" para a Galp


Os analistas do Banco BPI consideram que a descoberta por parte dos italianos da Eni de uma jazida significativa de petróleo no poço 'Sangos 1' ao largo de Angola deverá ter um impacto "neutral a positivo" nas acções da Gaçp Energia, uma vez que esta detém participações em blocos que estão na proximidade deste.

Segundo o 'Iberian Daily' de hoje do BPI, a descoberta da Eni "pode aumentar as expectativas de descoberta de petróleo na área".

O documento relembra que a Galp detém participações de 9 e de 5% nos blocos 14 e 32, que são próximos do local da descoberta da Eni, tendo também uma participação de 5% no bloco 33, que está logo abaixo do bloco 32.

No mesmo documento, o BPI diz ser 'neutral' para a Galp as notícias de que a brasileira Petrobras vai começar testes de produção no campo de Tupi, na bacia de Santos, já em 2009. "O 'timing' dos testes de produção não constitui novidade, e tinha sido já avançado pela BG [que também tem participações nesta área]. Isto pode implicar uma produção total de 7,3 milhões de barris, da qual 10% será atribuível à Galp, e que não é assim tão relevante tendo em conta os actuais 4,6 milhões de barris que a empresa teve atribuídos em Angola durante o ano de 2007", diz o BPI.O BPI diz ainda "esperar que a produção em tupi acelere nos próximos 4 a 5 anos para 1,12 milhões de barris por dia, de acordo com as previsões das companhias".

O BPI tem uma recomendação de 'manter' para a Galp, com um preço-alvo de 17,05 euros. Às 12h08, a Galp subia 2,27% para os 16,24 euros (Fonte: Diario Economico, 2008-05-06).

Nenhum comentário: