segunda-feira, 12 de maio de 2008

Grupo sueco pretende produzir etanol em Moçambique


O grupo sueco Sekab (Svensk Etanolkemi AB) adquiriu um terreno em Bagamoyo, Tanzânia, para a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar havendo planos para alargar essa actividade a Moçambique, informou em Campala o jornal East African Business Week.

O jornal cita o presidente do grupo, Per Carstedt, para afirmar que na Tanzãnia as primeiras fábricas irão começar em 2011 a processar a cana-de-açúcar que irá ser produzida num terreno com 400 mil hectares.

A Tanzânia e Moçambique tem uma área combinada que é cerca de quatro vezes a da Suécia e a maior parte das receitas geradas com a exportação de produtos é absorvida pela importação de combustíveis.

O governo da Tanzânia tem o apoio da Agência Sueca para a Cooperação e Desenvolvimento Internacional e a Agência Sueca da Energia criou um organismo especial, o "National Biofuels Task Force" para lidar com todos os assuntos relacionadas com a indústria de bio-combustíveis.

O grupo Sekab é um dos principais produtores europeus de etanol tendo sido fundado em 1985 (Fonte: Macauhub, 2008-05-06).

Nenhum comentário: