quarta-feira, 28 de maio de 2008

Angola deve diminuir dependência do petróleo, defende banco


O economista-chefe do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Louis Austin Kasekende, afirmou nesta quarta-feira, em Maputo, que os países como Angola precisam se libertar da elevada dependência em relação ao petróleo. "A sustentabilidade do crescimento é uma grande questão para a África, sobretudo para os países exportadores de petróleo, como Angola. Até agora, o preço das mercadorias tem sido a mola propulsora do crescimento nos últimos cinco anos", disse Kasekende à Agência Lusa.

Segundo o dirigente do BAD, "se houver uma desaceleração na economia dos países desenvolvidos e a procura por estas mercadorias diminuir, o risco de uma desaceleração é muito elevado".

O economista participa em Maputo na 43ª reunião anual do Banco Africano de Desenvolvimento, que acontece até quinta-feira.Confirmando as previsões de crescimento no relatório do BAD, Kasekende defendeu que Angola e outros países africanos produtores de petróleo devem aproveitar com urgência a "janela de oportunidade" proporcionada pela alta do preço das matérias-primas."Estes países estão muito, muito dependentes do petróleo. A Nigéria, por exemplo, tem uma dependência de 93%. Mas têm agora uma janela de oportunidade para garantirem a sustentabilidade do seu crescimento e desenvolvimento", disse."É preciso que tomem agora um conjunto de decisões, relativas à diversificação das suas economias, educação, infra-estruturas, saúde. É isso que vai mudar estas economias", disse (Fonte: Agencia Lusa, 2008-05-14).

Nenhum comentário: