segunda-feira, 14 de abril de 2008

Petrobras divulga que investimentos em refinaria de Okinawa ainda não estão aprovados


A Petrobras divulgou nota oficial hoje dizendo que ainda não definiu seus investimentos na refinaria Nansei Sekiyu, em Okinawa (Japão), adquirida neste ano. Ainda não está aprovado projeto que poderá prever novos investimentos na refinaria de Okinawa, no Japão, com vistas à adaptar a unidade para o processamento de petróleo pesado.

A nota faz referência às divulgações que ocorrem desde ontem em agências internacionais, de que a Petrobras já teria fechado investimento de 100 bilhões de ienes, equivalentes a US$ 975 milhões, para reformar a refinaria japonesa e processar petróleo pesado a ser fornecido ao mercado asiático. A refinaria tem participação de 87,5% da Petrobras e de 12,5% da Sumitomo.
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, lidera a comitiva que está em visita de quatro dias pelo país asiático. Em entrevista coletiva concedida ontem, em Tóquio, Gabrielli destacou que a refinaria de Okinawa representa um importante passo na estratégia da companhia de ampliar sua presença no mercado de derivados de petróleo.

Estamos estudando a possibilidade de crescer a capacidade de refino e permitir o processamento de petróleo pesado nessa unidade, comentou ontem. Além da unidade de refino, a refinaria possui um terminal de petróleo e derivados para armazenamento de 9,6 milhões de barris, três piers com potencial para receber navios de produtos de até 97.000 toneladas e uma monobóia para navios de até 280.000 toneladas (Fonte: Valor Online/O Globo, 2008-04-08).

Nenhum comentário: