segunda-feira, 14 de abril de 2008

Angola venderá combustíveis no Benin


A Sonangol vai vender combustíveis no Benin, a pedido do Presidente daquele país, Boni Yayi, que ontem terminou uma visita de dois dias a Angola. De acordo com o comunicado oficial distribuído no final da visita, o Chefe de Estado beninense “manifestou um especial interesse no estabelecimento de parceria entre a Sonangol E P e a Sociedade Beninense de Comercialização de Produtos Petrolíferos (Sonacop S A), com o objectivo de criar um quadro favorável ao fornecimento de produtos petrolíferos refinados no Benin pela República de Angola”.

Aquele país africano descobriu recentemente reservas de petróleo no seu território, mas esgotaram-se em pouco tempo pelo facto de ser um recurso não-renovável. Entretanto, a República do Benin vai abrir nos próximos tempos uma embaixada em Luanda. A decisão, tornada pública ontem em Luanda no final da visita que o Presidente do Benin, Boni Yayi, efectuou a Angola, tem como propósito aproximar os dois países, que terça-feira última assinaram o primeiro acordo geral de cooperação económica, científica-técnica e cultural.

Antes do fim do ano, a Comissão Bilateral a ser criada nos próximos tempos, reúne-se em sessão preparatória para analisar os detalhes da cooperação bilateral, segundo orientação dos Chefes de Estado dos dois países. Os dois países manifestaram a necessidade de promoção de uma cooperação económica e cultural efectiva, reforçar e alargar a cooperação ao sector privado.

Angola e o Benin assinaram, para além do Acordo Geral de Cooperação, o acordo para o estabelecimento da Comissão Bilateral, o protocolo de cooperação diplomática para o estabelecimento de consultas sobre assuntos de interesse comum e um processo verbal das conversações realizadas por ocasião da visita de Boni Yayi (Fonte: Jornal de Angola).

Nenhum comentário: