domingo, 27 de abril de 2008

Galp compra postos da Exxon em Portugal e Espanha


A companhia portuguesa de petróleo e gás Galp Energia afirmou hoje, em documento, que comprou os ativos de produtos de petróleo da petrolífera americana ExxonMobil em Portugal e na Espanha por um valor não revelado.

A Galp disse que o acordo inclui um volume de vendas de produtos de petróleo de cerca de 1 milhão de toneladas métricas por ano, a rede de 130 postos de varejo da Exxon nos dois países, os negócios de combustível de aviação, industrial e gás liquefeito de petróleo (GLP) e a maioria dos negócios de lubrificantes. Porém, os ativos comprados pela Galp não incluem os negócios de asfalto na Espanha, lubrificantes marinhos e de aviação, estoques, lubrificantes de marcas privadas, cera e óleos brancos. Além disso, não haverá impacto sobre o negócios de químicos da Exxon nos dois países.

"O objetivo da Galp é maximizar o retorno da rede de varejo por meio da elevação da eficiência e do aumento do volume de vendas, em linha com a planejada capacidade de refino", diz o documento.

A Galp, que planeja investir cerca de 5,3 bilhões de euros (US$ 8,3 bilhões) em suas operações até 2012, espera produzir 47% da demanda total de Portugal. No ano passado, a Galp comprou a Agip Portugal e a Agip Spain, que eram as operações da petrolífera italiana Eni para produtos de petróleo em Portugal e Espanha.

No Brasil, a Petrobras está interessada em comprar os ativos da Exxon, que operam sob a marca Esso. As informações são da Dow Jones (Fonte: Portal Exame, 2008-04-18).

Nenhum comentário: