quarta-feira, 30 de abril de 2008

Importante descoberta de carvão em Moçambique

A Central African Mining and Exploration (Camec) anunciou sexta-feira em Londres ter efectuado uma importante descoberta de carvão em Moçambique.

Em comunicado, a empresa cotada na Bolsa de Londres informou que a descoberta, efectuada no âmbito da prospecção sistemática das 21 áreas concessionadas na província de Tete, poderá conter 868 milhões de toneladas de carvão passível de ser processado.

A empresa adiantou que a quantidade de carvão deverá aumentar substancialmente à medida que a prospecção prosseguir. Entretanto, responsáveis da monopólio estatal indiano Coal India deslocar-se-ão a Moçambique em Maio próximo a fim de examinarem uma mina de carvão de coque que a empresa pretende adquirir juntamente com a Steel Authority of India e outras empresas estatais.

Esta aquisição visa aumentar o fornecimento doméstico de carvão, com a procura a ser superior à oferta.A Coal India, que controla a maior parte do fornecimento de carvao no país, a Steel Authority, a Rashtriya Ispat Nigam e a NMDC constituíram uma "join-venture" para proceder à compra de activos carboníferos no estrangeiro, dispondo de um capital inicial de 2300 milhões de dólares (Fonte: Macauhub, 2008-04-28).

Nenhum comentário: