sexta-feira, 4 de abril de 2008

Avaria das refinarias no Senegal motiva crise de gasolina em Guiné-Bissau

Uma avaria técnica nas refinarias do Senegal está a provocar crise de gasolina na Guiné-Bissau, onde este produto é vendido entre quatro a cinco mil francos CFA (7,6 euros) o litro no mercado negro. Habitualmente, o preço de um litro da gasolina ronda os 700 francos CFA (cerca de um euro), mas há mais de um mês que as bombas na capital guineense deixaram de vender este combustível.

Segundo Filomeno Cabral, do comité de seguimento dos preços dos hidrocarbonetos, a situação está longe de ser ultrapassada porque, frisou, mesmo o Senegal não sabe quando deverá ter as refinarias em plena actividade. Grande parte do combustível e lubrificantes que são comercializados na Guiné-Bissau são provenientes do Senegal e transportados em camiões cisternas. Filomeno Cabral explicou que o Senegal parou as vendas para a Guiné-Bissau sob o pretexto de que poderá correr o risco de ter uma ruptura no "stock". O problema agravou-se na medida em que não existe capacidade de armazenamento de grandes quantidades de gasolina na Guiné-Bissau, já que o país não dispõe de depósitos em condições, disse Filomeno Cabral, sublinhando que se houvesse condições de armazenamento, o combustível podia vir de barco.

Fonte da associação dos empresários importadores de carburantes disse à imprensa que existe combustível em Bissau "embora em pouca quantidade" mas que não está a ser vendido com receio de que a situação se prolongue nas refinarias do Senegal (Fonte: Angola Press, 2008-04-01).

Nenhum comentário: