segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Timor-Leste : Primeiro pagamento de petróleo lucro

Comunicado á Media – 18 de Dezembro 2006

A Autoridade Designada do Mar de Timor (ADMT) está lisonjeada em anunciar que o primeiro pagamento do Petróleo Lucro foi efectuado pelos Sócios do Bayu-Undan á ADMT no dia 8 de Dezembro de 2006.

José Lobato, Director Executivo da ADMT disse hoje, “O projecto de desenvolvimento de Gás e Petróleo do Bayu-Undan é um projecto de classe mundial na Área de Desenvolvimento Petrolífero Conjunto entre Austrália e Timor-Leste. Os gastos de mais de 2 mil milhões de dólares americanos em Exploração e Desenvolvimento, em “upstream” foram agora recuperados pelos participantes da Joint Venture. A etapa do Petróleo Lucro foi alcançado mais cedo do que originalmente antecipado devido á solidez do preço mundial do petróleo e ao forte desempenho do operador, ConocoPhillips.

Este é outro marco significativo que foi alcançado através do árduo trabalho e cooperação de todas as partes envolvidas. Os arranjos de partilha de produção têm mostrado que beneficiam todas as partes e, particularmente o povo de Timor-Leste.

Os rendimentos do petróleo para Timor-Leste não contam somente com a partilha de prodrução do Gás e Petróleo, mas inclui também a colecta de impostos conforme a Lei Tributária do Petróleo. As nossas estimativas actuais indicam rendimentos de 10,3 mil milhões de USD para Timor-Leste da sua partilha na venda do petróleo e 6,7 mil milhões em receitas de impostos ao longo da vida do projecto. Em termos mensais, isto significa um aumento imediato na distribuição pela ADMT ao Governo de Timor-Leste de 8 milhões de USD para quase 80 milhões de USD por mês mais impostos, dependendo do preço do petróleo. A totalidade destes fundos é pago para o recentemente criado Fundo de Petróleo que providencia um rendimento sustentável para o futuro de todos os Timorenses. Com certeza, nos termos do Tratado do Mar de Timor, a Austrália tem também direito á sua partilha de 10 por cento.”

Comentário de Petróleo Lusófono:
Fato muito auspicioso para o Timor-Leste, pois, a partir de agora, o crescimento das reservas do Fundo Petrolífero será significativo, garantindo a distribuição multigeracional e multisetorial dos lucros gerados com a atividade petrolífera no país.

Nenhum comentário: