sábado, 6 de janeiro de 2007

Produção de petróleo na Guiné-Bissau ainda é uma promessa

Atualmente, ainda não existem reservas provadas ou produção de petróleo na Guiné-Bissau. O país está localizado em uma região da costa oeste africana ainda desprovida de importantes províncias produtoras, embora novas perspectivas estejam emergindo a partir da vizinha Mauritânia.

Em abril de 2004 foi anunciada a primeira descoberta de petróleo na Guiné-Bissau, como resultado da perfuração do prospecto Sinapa no Bloco 2, sendo ainda entretanto, muito cedo para se afirmar que a descoberta seja comercialmente viável. Essa descoberta comprovou o potencial petrolífero de reservatórios arenosos albianos da bacia e abriu perspectivas para esta área de fronteira. O prospecto Sinapa é uma estrutura dômica de origem salina com volumes in place estimados em 250 MMbo. O interesse na região aumentou consideravelmente após a descoberta de cerca de 500 milhões de barris de reservas recuperáveis de óleo equivalente efetuada em águas profundas da Mauritânia. Até o momento, nenhuma descoberta de petróleo foi desenvolvida na Guiné-Bissau, apesar da descoberta em 1967 dos depósitos do Domo de Flores, na Zona de Desenvolvimento Conjunto Senegal Guiné-Bissau.

Dentre os detentores de direitos de pesquisa estão cerca de meia dúzia de outras empresas ou agências de cooperação. Estão delineados em território Guinense 14 blocos marítimos e uma concessão em terra. Na zona de desenvolvimento Conjunto são 3 blocos todos mantidos sob contratos de exploração e explotação. Oito blocos estão livres e podem ser negociados diretamente com a estatal petrolífera Petroguin.

Nenhum comentário: