sábado, 6 de junho de 2009

Estudo apresentará futuros cenários de cooperação energética entre países lusófonos

O Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, em parceria com o Centro de Estudos de Políticas e Estratégias Nacionais "General Carlos de Meira Matos", sediado na cidade do Porto, em Portugal, e com a Empresa Júnior Strategos, da Universidade de Brasília, está desenvolvendo um estudo prospectivo denominado Projeto “CPLP - Cenários Energéticos”, com o objetivo de elaborar cenários prospectivos que permitam identificar oportunidades de cooperação energética no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Segundo o portal do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, “a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em Lisboa, em julho de 1996, com a finalidade de reunir os sete países lusófonos então existentes — Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe — em torno de três objetivos gerais, definidos nos Estatutos da Comunidade: a concertação político-diplomática entre os seus membros; a cooperação econômica, social, cultural, jurídica e técnico-científica; e a promoção e difusão da Língua Portuguesa. Após sua independência, em 20 de maio de 2002, Timor Leste passou a ser o oitavo Estado-membro da Comunidade".
Uma ampla avaliação da conjuntura possibilitou a seleção de 12 (doze) variáveis críticas — também chamadas de temas estratégicos. Essas variáveis podem assumir diferentes patamares, cuja combinação e processamento indicarão os cenários possíveis.Por intermédio desta Consulta Áugures estão sendo coletadas as percepções do maior número possível de pessoas sobre as variáveis críticas e seus patamares, de modo a destacar o Cenário de Referência e o Cenário Otimista. O primeiro é considerado o mais provável, segundo os respondentes, o que, de modo algum, significa uma tentativa de adivinhar o futuro. O Cenário Otimista, também oriundo da consulta, é aquele que, sendo exequível, representa o que de melhor poderia acontecer para a cooperação energética no âmbito da CPLP
(Fonte: www.strategos.org.br/cplp/, 2009-06-06).
Para maiores informações sobre o estudo realizado em parceria pela Strategos e Instituto Sagres, acessar o link http://www.strategos.org.br/cplp.

Nenhum comentário: