segunda-feira, 22 de junho de 2009

Poço da Petrobras na Bacia de Campos bate recorde nacional de produção


O poço da Petrobras MLL-54HP, localizado a 120 quilômetros da costa, no reservatório conhecido como Jabuti, no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, tornou-se o recordista brasileiro em produção diária de petróleo ao atingir, em maio, o volume de 43.588 barris de petróleo, segundo nota divulgada nesta segunda-feira pela empresa. Este número supera os 43.299 barris do poço MLS-42, interligado à plataforma P-40, registrado em dezembro de 2002.


O MLL-54HP já havia batido o recorde mundial de profundidade de água (1.413m) para produção em carbonatos fraturados (tipo de rocha reservatório). Interligado há três meses ao navio FPSO Cidade de Niterói, o MLL-54 já acumula uma produção, desde que entrou em operação, de cerca de três milhões de barris de petróleo.


O recorde é um novo marco para a companhia, já que evidencia o alto potencial dos carbonatos fraturados, e estimula a exploração e o desenvolvimento de várias jazidas similares recém-descobertas e outras já mapeadas na Bacia de Campos.


O plano de drenagem da jazida foi resultado de estudos detalhados. Por ser um reservatório fraturado, o principal desafio foi projetar o poço de forma a otimizar a produção. Para isso, buscou-se uma trajetória que conciliasse a interceptação de um grande número de fraturas com a contribuição das regiões mais porosas e permeáveis da rocha.


O MLL-54 foi o primeiro poço a produzir para o FPSO Cidade de Niterói. A plataforma conta, também, com a produção do poço MLL-20D para atingir os atuais 53 mil barris por dia (bpd). No total, a unidade marítima, com capacidade diária para produzir 100 mil barris de petróleo e 3,5 milhões de m³ de gás, terá mais sete poços de petróleo e um de gás, com pico de produção previsto para 2011 (Fonte: O Globo - Globo, 2009-06-15).

Nenhum comentário: