segunda-feira, 15 de junho de 2009

Técnicos noruegueses do ramo de petróleos formam angolanos


Especialistas noruegueses em engenheira de petróleo da Universidade de Trondheim chegam ao país, em Agosto próximo, para acções de formação profissional a técnicos angolanos, no âmbito das relações de cooperação entre ambos os países.


A informação foi avançada quinta-feira pelo embaixador norueguês em Angola, Jon Vea, em declarações à Angop, explicando que o acto resulta da parceria existente entre a Universidade Agostinho Neto (UAN) e o Governo da Noruega.


Segundo Jon Vea, o seu país corresponde, assim, as dificuldades que Angola atravessa actualmente e para os desafios do futuro no sector. “Angola vai precisar de centenas de engenheiros na área petrolífera no âmbito do desenvolvimento do seu potencial energético e a Noruega com uma vasta experiência pode ajudar a obter um maior desenvolvimento, do qual muito depende o seu crescimento económico”.


Segundo o diplomata, Angola, para criar uma economia diversificada, necessita de pessoas competentes, o que torna relevante uma cooperação com a experiente área universitária da Noruega.


“Temos (Noruega) uma vasta competência a nível mundial. Angola só tem imensas vantagens aprendendo com os nossos técnicos e a nossa experiência”, sublinhou Jon Vea. A presença norueguesa no sector petrolífero angolano está corporizada por duas empresas do ramo, nomeadamente Statoil e Norsk Hydro, dedicando-se na exploração do crude em águas profundas (Fonte: Portal Angop, 2009-06-12).

Nenhum comentário: