quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Trabalhadores petroleiros projectam greve ilimitada na Nigéria


Uma greve ilimitada terá lugar a partir de segunda-feira proxima em protesto contra aos raptos repetidos dos parentes dos trabalhadores petroleiros na conturbada província petrolífera do Delta do Níger (no sul da Nigéria), anunciaram sábado empregados do Escritório das Indústrias Petroleiras.

"A greve é uma directiva nacional e não se limitará só ao Delta do Níger", declarou a presidente da Associação dos Altos Quadros do Petróleo e Gás da Nigéria, Preye Grace Oluwu em entrevista à imprensa.

"Três dos nossos membros continuam sequetrados. A mulher de um dos nossos membros foi raptada desde Agosto último até agora. Estamos sem notícias dela. Nós continuamos a trabalhar nestas condições", indignou-se.

Os trabalhadores do petróleo e as suas famílias foram duramente afectados por uma série de raptos que abrangeu cerca de 200 pessoas no ano passado.

O Governo atribui os raptos a grupos criminosos que extorquem dinheiro, exigindo resgates de pessoas ricas e de organizações financeiramente estáveis.

O último dos casos de rapto concerne a um rapaz de nove anos, filho dum empregado petroleiro e a sua irmã morta a tiro no mesmo momento na semana passada por homens armados quando iam à escola situada na principal cidade petrolífera de Port Harcourt, sul da Nigéria.

O rapaz foi libertado ileso quinta-feira última ao passo que o cadáver da sua irmão estava na morgue a espera do funeral.

Além disso, a esposa dum ex-ministro da Energia, Edmund Daukorou, acaba de ser libeta das garras dos seus sequestradores depois de ter passado vários dias detida.

O maior grupo irredentista desta província, o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND), declarou sábado que o ex- ministro pagou um resgate de dois milhões 500 mil dólares americanos em troca da liberdade da sua mulher (Fonte: Portal Angop, 2009-02-08).

Nenhum comentário: