quarta-feira, 15 de julho de 2009

Fiepe tem novo setor para tratar de investimentos em petróleo e gás


Nesta quinta-feira (2), a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) completa 70 anos. Uma das novidades, para marcar esta data é a criação de um setor que vai gerar oportunidades de emprego e renda nas áreas de petróleo, gás e naval e que vai se relacionar, principalmente, com os investimentos em Suape.

As ações do Departamento de Petróleo e Gás incluem a capacitação dos empresários, a formação de mão-de-obra e a captação de novos investimentos. “Já estávamos criando essa divisão há algum tempo e ela entra em funcionamento agora no mês de julho. Ela dá apoio a dois seguimentos estruturadores quem não tem tradição no Estado”, explica o presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real. Segundo ele, as informações sobre os cursos serão divulgados pelo Programa de Mobilização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás Natural (Prominp). “Queremos fazer do Estado um provedor de serviços navais, de gás e petróleo”, afirma.

Fundada em 3 de janeiro de 1939 pelo industrial Joseph Turton, a entidade integra e coordena o Sistema Fiepe, composto por quatro órgãos vinculados: Sesi, Senai, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Ciepe. A Federação congrega ainda base sindical formada por 37 sindicatos de diversos segmentos industriais.

“Hoje são cerca de 500 indústrias sindicalizadas, ligadas a Federação das Indústrias, o que significa cerca de 80% do PIB industrial do Estado”, contabiliza Jorge Côrte Real. “A Fiepe tem sido durante esse tempo ativa, dando apoio à industria e à economia de Pernambuco. A maior prova disso é que, face a essas instabilidade econômicas, vivenciamos um aumento da produção no Estado” (Fonte: PE360graus - Globo, 2009-07-02).

Nenhum comentário: