quinta-feira, 21 de maio de 2009

Lula diz que investimentos da Petrobras podem baratear gasolina


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (21) que a Petrobras não deve ter medo de fazer investimentos em novas oportunidades. "Isso ajudará a companhia a ter mais acesso a fontes de petróleo", disse. "Com isso, a gasolina, que já está barata no Brasil, pode ficar ainda mais barata." A Petrobras assina na sexta (22) acordo para exploração de petróleo no Mar Negro. A empresa estima que o Mar Negro possa ser uma nova fronteira para exploração da matéria-prima e prevê que até o fim deste ano a primeira sonda para prospecção já chegará à região.

O governo turco estima que as reservas do Mar Negro sejam de 10 bilhões de barris. "Deus queira que a Petrobras encontre petróleo", afirmou.



Crise

Sobre a crise financeira, Lula apontou que os problemas dos bancos fizeram a máscara cair. "A crise precisa servir de um lembrete de que não podemos no século 21 cometer os mesmos erros do século 20. Foi vendida a ideia de que o mercado por si só resolvia. Mas hoje a máscara caiu", disse.

Ele classificou como mentira a acusação de que a alta dos preços do petróleo e das commodities no ano passado fosse culpa do etanol brasileiro ou do aumento da demanda da China (Fonte: G1 - Globo, 2009-05-21).

Nenhum comentário: