segunda-feira, 25 de março de 2013

Nova sonda de petróleo é testada em São Sebastião do Passé durante evento

O município de São Sebastião do Passé (a 58 km de Salvador) vai ser palco do primeiro experimento, no Brasil, com a Sonda Escola Móvel utilizada para perfurar poços de petróleo no mundo inteiro.

O equipamento é a principal atração do Workshop de Engenharia de Perfuração e Completação de Poços de Petróleo, ministrado pela Petro D’art, e será operado durante as aulas práticas, que acontecem de 25 a 30 de março, em um terreno cedido pela prefeitura de São Sebastião do Passé.

Durante uma semana, engenheiros, estudantes de engenharia, técnicos e tecnólogos de todo o país estarão reunidos na pequena cidade da Região Metropolitana de Salvador. O evento, além de movimentar a economia do local, vai atrair os olhares dos investidores de uma das áreas mais promissoras da atualidade.

O Workshop de Perfuração de Poço é, também, uma excelente oportunidade para os estudantes do curso de Engenharia de Petróleo ter contato com a máquina, pois as instituições de ensino só possuem em seus laboratórios a sonda estática, que, diferentemente da móvel, não reproduz todas as etapas do processo.

“Eu classifico esse encontro como um intercâmbio de conhecimento, pois os engenheiros que já atuam na área vão compartilhar as suas experiências com os alunos, e estes, por sua vez, participarão ativamente de todo o processo. A Sonda Escola Móvel fará a simulação completa de uma perfuração de poço em todas as suas etapas. A única diferença é que não sairá petróleo porque a área não trabalhada não possui”, explica o diretor da Petro D’art, Jefter Fernandes.
 
Fonte:  Tribuna da Bahia, 2013-03-23.

Nenhum comentário: