sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Brasileira Vale vai aumentar produção de carvão em Moçambique

O grupo brasileiro Vale encomendou à Metso Corp 110 bombas para lamas de elevado débito para aumentar para 11 milhões de toneladas/ano a capacidade de produção da mina de Moatize, na província de Tete, em Moçambique, informa nesta terça-feira (29) a Rádio Moçambique.

Com um valor de 3,3 milhões de euros, esta encomenda, que será completada no último trimestre do ano, inclui formação e assistência técnica no decurso dos primeiros seis meses de operação.

A mina de carvão de Moatize fica localizada na região central da província de Tete tendo a Vale iniciado a produção em Agosto de 2011.

O grupo mineiro pretende aumentar a produção em três fases, sendo este ano para 5 milhões de toneladas e depois para 11 milhões de toneladas até atingir um objectivo final de 22 milhões de toneladas.

Este objectivo final está dependente da introdução de melhorias na linha de caminho-de-ferro do Sena e na conclusão da construção de uma outra linha de caminho-de-ferro que, saindo de Tete, passará pelo Malawi rumo ao porto de Nacala, na província de Nampula.
 
 
Beacon Hill Resources aumenta estimativa de reservas

A empresa Beacon Hill Resources anunciou um aumento de 31% nas reservas da mina de carvão de coque Minas de Moatize na província de Tete, em Moçambique, de acordo com um comunicado divulgado segunda-feira através das bolsas de Londres e da Austrália, noticia a Rádio Moçambique.

As reservas são agora estimadas em 86,8 milhões de toneladas, contra uma anterior estimativa de 66,4 milhões de toneladas e o nível de confiança nas reservas medidas e inferidas também registou uma melhoria, de 15,4%.

A nova estimativa resultou de um conjunto de furos realizados na segunda metade de 2012 para avaliar os depósitos existentes em regiões até à data não-estudadas.

Esta nova avaliação das reservas de carvão de coque existentes poderá adicionar pelo menos dois anos de exploração.

Em Dezembro de 2012, a Beacon Hill Resources anunciou estar a negociar espaço na linha de caminho-de-ferro do Sena para transportar o carvão extraído até ao porto da Beira para exportação, por meio do aluguer de material ferroviário circulante.
 
(Fonte: Africa 21 digital, 2013-01-29).

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