quarta-feira, 1 de março de 2017


ExxonMobil poderá ajudar angolana Sonangol a pagar plataformas petrolíferas

2017/02/28 

O grupo americano ExxonMobil Corporation poderá vir a solucionar o pagamento das duas plataformas petrolíferas encomendadas pela Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) à sul­-coreana Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME), escreveu o angolano Novo Jornal.
O jornal angolano, citando informação divulgada na imprensa sul-coreana, disse que o grupo americano está a negociar com a Sonangol o adiantamento de 879 milhões de dólares que vão permitir à DSME libertar as duas estruturas de grande dimensão para efectuar perfurações nos blocos da estatal angolana.
O novo presidente executivo da empresa sul-coreana, Jung Sung-leep, disse que a Sonangol está a negociar a obtenção de financiamento junto de dois a três grandes grupos do sector, sendo o grupo ExxonMobil “o que se encontra melhor posicionado.”
Se tudo correr bem, como a própria DSME espera que venha a acontecer, as duas plataformas de perfuração poderão ser entregues à Sonangol com cerca de um ano de atraso.
As duas plataformas perfuradoras, do tipo navio, encomendadas pela petrolífera angolana à DSME, estavam prontas em meados de 2016 mas, quando a entrega já estava agendada, a Sonangol, a atravessar o pico de uma crise financeira que ainda perdura, informou a empresa sul­-coreana que não estava em condições de pagar.
Em causa estava o pagamento, como o contracto previa, de 80% dos cerca de 1,2 mil milhões de dólares pela construção e entrega das duas plataformas que a Sonangol deverá colocar ao seu serviço no mar angolano.
O jornal escreveu ainda ter havido negociações em Luanda, já com Isabel dos Santos como presidente da Sonangol, em que ficou acordado um prazo para o pagamento até final de 2016, o que não veio a acontecer.
A razão para mais um adiamento da conclusão deste negócio terá sido a incapacidade da estatal angolana para encontrar uma instituição, nomeadamente bancária, disposta a aceitar o risco elevado que a Sonangol representava. (Macauhub)

Nenhum comentário: