quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sumitomo quer vender fatia na refinaria Nansei para Petrobras


A Petrobras recebeu hoje um comunicado da Sumitomo informando o interesse da companhia japonesa em exercer o direito de vender para a estatal brasileira fatia de 12,5% do capital da refinaria Nansei Sekiyu K.K. O restante do capital da Nansei (87,5%) já pertence à Petrobras desde 2008.


"A Petrobras irá analisar a questão, tendo como base os termos estabelecidos no acordo de acionistas em vigor", informou a estatal em nota.


A Sumitomo informou ainda que o interesse na venda de suas ações da Nansei é parte do rearranjo de sua participação no setor de derivados de petróleo.


A Nansei possui uma refinaria localizada na província japonesa de Okinawa, com capacidade de processar 100 mil barris de petróleo leve por dia, e produz derivados de alta qualidade e nos padrões do mercado japonês.


A empresa também conta com um terminal de petróleo e derivados para armazenamento de 9,6 milhões de barris, três piers para receber navios de produtos de até 97.000 tbp e uma monobóia de carregamento para navios petroleiros do tipo Very Large Crude Carrier (VLCC) de até 280.000 tbp. (Fonte: O Globo - Globo / Valor Online, 2010-04-01).

Nenhum comentário: